Sua cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) foi agendada previamente e o Hospital já está lhe aguardando. Apresente-se na recepção do Hospital ao menos duas horas antes do horário agendado para sua cirurgia e informe-se que é cliente do Dr. Fabio Neves e que está com cirurgia plástica marcada. Após preencher alguns documentos você será encaminhada ao seu apartamento.
Uma enfermeira irá lhe fazer algumas perguntas , medirá seus sinais vitais (frequência cardíaca e respiratória, pressão arterial, temperatura), colocará uma pulseira de identificação e informará sobre algumas rotinas do hospital. Lave seu rosto com solução de clorexedina degermante e aguarde pelo Dr. Fabio Neves e pelo anestesiologista.
O anestesiologista irá a seu quarto e lhe fará algumas perguntas médicas. Informe sobre seu estado de saúde, cirurgias prévias (cirurgia plástica ou não), alergias e medicamentos que utiliza. Irá examinar a sua abertura de boca e a sua mobilidade cervical. Checará seus exames pré-operatórios. Se necessário, prescreverá um sedativo. Após tomá-lo você deverá se deitar e não mais levantar pelo risco de queda.
Nossa preferência é pela anestesia geral. Ela oferece maior conforto ao paciente e equipe cirúrgica e mais segurança para o procedimento. As vias aéreas estarão bem protegidas e sua oxigenação totalmente sob controle, o que não acontece quando opta-se por anestesia local e sedação, situação em que o paciente deve respirar por conta própria. Um funcionário do Hospital irá buscá-la no seu apartamento. Você será transferida para uma maca e levada ao Centro Cirúrgico. O anestesiologista puncionará um acesso venoso, posicionará monitores cardíacos (eletrocardiograma contínuo) e de oximetria (oxigenação sanguínea). Tudo será feito com calma e segurança para que tudo transcorra bem na sua cirurgia plástica do nariz (rinoplastia). As medicações anestésicas são feitas através do soro. Você dormirá tranquilamente. Quando acordar o procedimento (rinoplastia) já acabou.
As medicações anestésicas modernas tem curtíssimo tempo de ação. Devem ser administradas continuamente durante a sua cirurgia. Basta interromper a administração que você irá acordar. Isso oferece muito mais segurança e evita todo aquele mal-estar que havia após uma anestesia em decorrência do efeito residual dos anestésicos. Lembre-se: se houver a necessidade de tamponamento do nariz, você terá que respirar pela boca ao acordar.
A cirurgia plástica do nariz (rinoplastia) dura, em média, duas horas. Casos mais complexos ou rinoplastias secundárias (revisão) podem durar mais, mas não se preocupe. Você só irá despertar quando tivermos finalizado inclusive o curativo. O curativo externo é feito com fitas microporosas e com um molde plástico adaptado ao dorso nasal (abaixo). Tampões nasais podem ser necessários e são retirados antes da sua alta hospitalar.
Na grande maioria das cirurgias o tamponamento nasal não é necessário. Utilizamos os chamados Splint nasais, que são feitos de silicone macio e possuem um canal para a passagem do ar. Isso evita o desconforto de ter que respirar pela boca. Cirurgias mais complexas podem necessitar do uso de tamponamento nasal
A alta pode ser dada no final do dia ou na manhã seguinte à sua cirurgia do nariz. Havendo tampão nasal, neste momento ele é retirado. O Dr. Fabio Neves irá repetir as orientações pós operatórias que você já recebeu por escrito para certificar-se que não há nenhuma dúvida.