Pré-operatório de Rinoplastia

AVALIAÇÃO ONLINE

Se você reside fora do Rio de Janeiro ou quer apenas uma avaliação profissional sobre o seu caso, você pode fazer uma avaliação online. Existe um formulário próprio a ser preenchido onde você faz uma breve exposição do seu caso, lista as alterações que o (a) incomodam e informa sobre as expectativas que possui com relação ao resultado. Anexe fotografias nas 6 incidências solicitadas e aguarde pelo nosso contato via email. O pré-operatório de rinoplastia envolverá outros passos, como consulta presencial no consultório, fotos, exames, risco cirúrgico et.c 

Para os pacientes residentes fora do Rio de Janeiro, a avaliação online também pode ser utilizada para anexar os exames pré-operatórios tornando o processo mais ágil e propiciando a redução do período entre a sua chegada no Rio de Janeiro e a data da rinoplastia.

A avaliação online em nenhuma hipótese se equivale ou substitui a consulta presencial, que deverá SEMPRE ser realizada no nosso consultório dias antes da cirurgia. É neste momento que lhe examinaremos detalhadamente, definiremos o plano operatório (confirmando ou não o plano sugerido anteriormente), faremos fotografias profissionais, checaremos novamente seus exames e lhe forneceremos o orçamento para a sua rinoplastia.

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS

Os exames pré-operatórios para a rinoplastia dependerão das suas condições clínicas, da presença de alguma co-morbidade (doença) ou do uso de determinados medicamentos. Os exames de sangue têm validade de 3 meses e os outros de 6 meses.

Exames sempre necessários:

Hemograma completo:

Coagulograma:

Bioquímica básica: Glicose, Uréia, Creatinina, Sódio, Potássio, Beta-HCG (mulheres em idade fértil)

Eletrocardiograma

Exames frequentemente necessários:

Radiografia de tórax: pacientes > 40 anos ou fumantes ou com passado de doença pulmonar.

                  Tomografia computadorizada da face com reconstrução 3D: em pacientes com queixas respiratórias (funcionais) e/ou desvios do septo nasal, cirurgias prévias etc.

                  Ecocardiograma uni e bidimensional com Doppler: pacientes hipertensos, cardiopatas (doenças do coração), coronariopatas (doença das coronárias – angina, infarto) etc.

Os exames pré-operatórios são geralmente solicitados durante a sua consulta presencial, após a avaliação clínica. Os pacientes que vêm realizar a sua rinoplastia no Rio de Janeiro, mas que residem em outros estados ou países podem nos solicitar a lista dos exames, realizá-los onde residem e trazê-los na consulta presencial.

CONSULTA PRESENCIAL – PRIMEIRA CONSULTA

Este é o momento mais importante de todo o processo da sua rinoplastia. Na sua consulta são estabelecidos os laços iniciais de confiança entre você e o Dr. Fabio Neves. Você terá tempo para informar em detalhes suas insatisfações com seu nariz, o que quer corrigir e o que espera como resultado da sua cirurgia.

O exame clínico passa não somente pela análise do nariz, mas também por um estudo de proporções faciais e harmonia entre o nariz e as estruturas faciais. Destaca-se neste ponto a relação de proporção entre o nariz, o mento (queixo), a fronte (testa) e os lábios. Não é infreqüente o paciente achar que tem um nariz grande quando na verdade tem um queixo pequeno; acreditar que tem que raspar a giba (“caroço”) no dorso do nariz quando o que precisa é aumentar o volume acima desta protuberância. Enfim, é o momento do encontro com o especialista em rinoplastia que poderá abrir novas perspectivas de tratamento e traçar um planejamento adequado e individualizado com um resultado natural e estável ao longo do tempo.

Após um exame clínico minucioso, inclusive das estruturas internas (septo e conchas nasais), fotografias serão tomadas e o caso rediscutido com as imagens projetadas na tela do computador. Programas especiais podem fazer algumas simulações, embora não representem com exatidão o resultado final. Servem mais para passarmos a idéia do que pretendemos modificar.

Neste momento o plano operatório é definido e anotado em detalhes. Esta folha é levada ao Centro Cirúrgico no dia da cirurgia e é fundamental para que o efetuado esteja perfeitamente em acordo com o planejado.

Os exames pré-operatórios necessários serão solicitados, assim como o pedido de autorização da cirurgia ao seu Plano de Saúde no caso de cirurgia corretiva (ex. desvio de septo). Por fim, será entregue o orçamento discriminado dos custos hospitalares e da equipe médica.

 

Untitled-1

CONSULTA PRESENCIAL – SEGUNDA CONSULTA

Na segunda consulta os exames pré-operatórios e o risco cirúrgico serão checados e as possíveis dúvidas a respeito de sua rinoplastia serão sanadas. É o momento de rediscutir o planejamento e de se informar em detalhes como será o pós-operatório: o que poderá fazer, o que deverá tomar e o que esperar dos primeiros dias após a cirurgia.

No caso de cirurgia funcional ou reparadora, checaremos a autorização emitida pelo seu plano de saúde para o agendamento no Hospital.

O Dr. Fabio Neves lhe entregará um documento com as instruções para o dia da cirurgia (o que levar, a que horas chegar, jejum etc.), sua receita de medicamentos para o pós-operatório e suas orientações pós-operatórias como os cuidados, data da revisão etc. Você agora, bem esclarecida sobre todas as etapas de sua rinoplastia estará tranqüila e confiante, preparada para o grande dia. Sua cirurgia finalmente está agendada.

FOTOGRAFIA E PLANEJAMENTO

As fotografias são fundamentais na documentação e no planejamento da rinoplastia. Utilizamos máquina profissional e iluminação indireta (Flash rebatido) que permite a análise com profundidade e sem reflexos.

As incidências padrão para o completo estudo da anatomia externa do nariz são: perfil direito, perfil direito com sorriso, obliqua direita, frontal, oblíqua esquerda, perfil esquerdo, perfil esquerdo com sorriso e basal (frontal com a cabeça para trás). Incidências especiais podem ser tomadas de acordo com a necessidade – especialmente em rinoplastias secundárias e reparadoras.

Possuímos um formulário de planejamento onde desenhamos as regiões a serem reduzidas, acrescentadas e/ou remodeladas. Marcamos onde será necessária maior estruturação, sinalizamos o ângulo de rotação desejado, possíveis áreas doadoras de cartilagens etc.

O planejamento detalhado é a base para um resultado de excelência.

 

RINOPLASTIA PELO PLANO DE SAÚDE

As cirurgias de caráter estético NÃO são cobertas pelos Planos de Saúde, não importando se a equipe médica é ou não credenciada. Entretanto, a correção de alterações funcionais podem sim ser autorizadas pelo seu convênio. Nesta situação estão incluídos os desvios do septo nasal, as hipertrofias dos cornetos (conchas nasais), os esporões ósseos, os tumores cutâneos e todo o rol de cirurgias reparadoras do nariz.

O primeiro passo é identificar as alterações anatômicas e/ou funcionais, seja por fotografia, por Tomografia Computadorizada ou anexando laudo otorrinolaringológico. A partir deste momento enviamos um documento ao Plano de Saúde informando o diagnóstico, os tratamentos propostos, o nome do Hospital e a data do procedimento. A ele anexamos o resultado dos exames que comprovem o diagnóstico.

Alguns dias após a análise dos documentos enviados, o seu convênio autoriza o procedimento (ou mais de um) e a cirurgia já pode ser agendada. Nossa equipe selecionará entre os hospitais de nossa confiança aquele que é credenciado do seu plano de saúde. Desta forma os custos hospitalares serão pagos diretamente do seu convênio ao Hospital. A equipe médica lhe fornecerá os recibos e relatórios necessários para que você solicite o reembolso das despesas médicas junto a seu seguro.

Assim, se você apresenta um desvio de septo nasal, você pode realizar a sua rinoplastia pelo plano de saúde sem maiores problemas.

PREPARO PARA A RINOPLASTIA

Não há nenhum preparo especial para a sua rinoplastia. Algumas recomendações são, entretanto, necessárias.

  • Não fumar por, no mínimo, 15 dias antes da cirurgia.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas 48 horas antes da cirurgia.
  • Suspender o uso de medicações que alteram a coagulação como: Ácido Acetil Salicílico, Ginko-biloba, Cápsulas de alho, Clorpidogrel e demais anticoagulantes 15 dias antes da cirurgia. Conversar com seu cardiologista antes de suspender as medicações.
  • Evitar esportes de impacto na semana anterior à cirurgia.
  • Suspender medicação oral para o tratamento do Diabetes desde a noite anterior à cirurgia (jejum).
  • Manter medicação anti-hipertensiva mesmo no dia da cirurgia (tomar com pequeno gole de água).
  • Avisar a equipe médica em caso de necessidade do uso de alguma medicação não usual.
  • Adquirir todo o material e medicamentos necessários ao pós-operatório (Receita Médica).

 

NA VÉSPERA DA CIRURGIA

  • Separe uma pequena mala com materiais de higiene pessoal, documentos e a roupa que irá usar no dia da sua alta.
  • A blusa deve ser de abotoar na parte da frente e NUNCA uma blusa que tenha que vestir pela cabeça.
  • Separar TODOS os exames pré-operatórios. Terá que apresentá-los ao anestesista.
  • Não faça uso de bebidas alcoólicas.
  • Faça uma alimentação balanceada.
  • Jejum completo (nem água) a partir das 23:00 horas.